Sobre a Revista

Foco e Escopo da Revista

Revista UNI é uma publicação do Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão - IESMA/UNISULMA com periodicidade anual, que tem como objetivo publicar artigos, resenhas, notas, dossiês, entre outros, de professores e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa de prestígio regional, nacional e internacional, com metodologia interdisciplinar, nos eixos temáticos de Ciências da Vida e Tecnologia e Ciências Humanas e Sociais.

 

Áreas de conhecimento

A Revista UNI terá natureza interdisciplinar, abrangendo às áreas:

Ciências Sociais e Humanas (Direito, Administração, Serviço Social, Psicologia, Filosofia, Sociologia, Pedagogia, Letras e História)

Ciências da Vida e Tecnologia (Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Educação Física, Fisioterapia, Farmácia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Medicina, Odontologia, Este tica e Cosme tica, Radiologia, Engenharia Biomédica, Biomedicina, Ciências Biológicas).

 

Seções

  • Artigos (15 a 25 páginas): textos de pesquisas concluídas, síntese de pesquisa.
  • Relatos de experiência (até 15 páginas): comunicações breves de relatos de experiências acadêmicas ou profissionais, com evidências metodologicamente adequadas.
  • Resenhas (até 10 páginas): revisão crítica de obra publicada recentemente, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais.
  • Entrevistas (até 25 páginas): colóquio entre pessoas em local combinado, para obtenção de esclarecimentos, avaliações, opiniões etc. Deve constituir uma apresentação do entrevistado de até 700 palavras.
  • Os manuscritos devem ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.
  • Tamanho da página A4; margens: 3 cm superior e esquerda; 2 cm inferior e direita.
  • Citação direta acima de três linhas, recuo de 4 cm; Citação direta abaixo de três linhas, obrigatório uso de aspas e indicação da fonte.

 

Idioma

Os originais deverão ser redigidos em português e a critério dos Editores, também poderão ser aceitos em inglês ou espanhol.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos à Revista UNI passam por processo de dupla avaliação anônima por pares (double blind review), realizada por dois pareceristas em média entre 60 e 120 dias após sua submissão. A Revista conta com um corpo permanente de pareceristas, membros de universidades brasileiras e internacionais.

 Os pareceristas podem considerar o artigo apto (e mesmo assim realizarem sugestões), com correções obrigatórias (que serão enviadas para o autor e retornadas para o parecerista para conferência) ou recusar a publicação. Para tornar-se apto para publicação o artigo não pode ter recebido nenhum parecer que o rejeite, mas poderá ser publicado artigo cujo parecer do avaliador requeira correções obrigatórias.

A Revista publica um artigo de grande relevância acadêmica de convidado ou tradução por edição. Este artigo é avaliado pelo Conselho Editorial, que analisa a pertinência temática com o foco e escopo da Revista e regras formais de publicação. Retorno aos autores: Após a avaliação, os artigos retornam aos autores para ciência e eventuais correções.

Após feitas as correções, há duas conferências, uma feita pelo parecerista e outra pela comissão executiva, para a efetiva certificação que as correções solicitadas foram realizadas.

O Editor e a Comissão Executiva da Revista montam uma pauta editorial prévia, atendendo aos critérios de qualidade, de mínimo número necessário de artigos e de exogênia. Após a formação da pauta, a comissão editorial reúne-se para avaliar o conjunto de artigos aceitos e finalizar a seleção.

 

Da avaliação

Todos os artigos enviados pelos interessados que estejam de acordo com as Diretrizes para Autores e regras de inscrição serão analisados pela Comissão da Revista, a qual deverá deliberar sobre a publicação ou não do texto correspondente.

Os artigos acadêmicos serão selecionados e avaliados observando-se os seguintes requisitos:

a) relevância do tema;

b) profundidade e criatividade da abordagem;

c) fundamentação;

d) consistência científica;

e) uso correto do vernáculo;

f) clareza, coerência e concisão de ideias; e

g) atualidade da informação.

A decisão quanto à publicação ou não dos artigos enviados será comunicada pela Comissão Editorial ao autor, por escrito, preferencialmente por meio de correio eletrônico.

Os trabalhos recebidos para seleção não serão devolvidos.

Da decisão seletiva dos artigos para fins de publicação na Revista UNISULMA, de competência da sua Comissão, não cabe recurso.

A não aprovação do artigo pela Comissão da Revista pressupõe o descumprimento de um ou mais dos requisitos descritos nas diretrizes para autores, não se obrigando a Comissão a prestar qualquer outro esclarecimento

Após selecionados, os trabalhos enviados passarão por revisão quanto à forma, tais como correções ortográficas e adequação ao formato da Revista, sem alteração no seu conteúdo e com respeito aos estilos dos respectivos autores.

Os trabalhos que não seguirem as normas deste Edital e que necessitem eventualmente de pequenas correções formais ou de conteúdo, poderão ser devolvidos aos seus autores para correção e posterior reenvio, no prazo definido e com as alterações recomendadas pela Comissão da Revista.

 

Política de Periodicidade

A Revista UNI é anual, publicada entre os meses de junho a setembro, podendo os meses serem alterados em ocasiões justificadas e determinadas pela Comissão Editorial.

 

Política de Acesso Livre

A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

 

Política de Arquivamento

Os textos serão arquivados em sistema próprio fornecido pela Instituição.

 

Políticas de Ética de Submissão

A Revista UNI se compromete com a garantia da ética e qualidade dos artigos publicados.

Espera-se de todas as partes envolvidas na publicação – autores, editores e pareceristas – o comportamento ético de acordo com os valores do campo científico.

Em particular,

Dos autores: autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre o significado do trabalho de pesquisa, bem como detalhes suficientes e referências que permitam a replicação dos experimentos. Afirmações dotadas de fraude ou imprecisas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Resenhas também devem ser objetivas, compreensivas e levar em conta o estado da arte de forma precisa. Os autores devem garantir que seu trabalho é inteiramente original, e que as citações de trabalhos de outros pares são adequadamente apresentadas. Plágio em todas as suas formas constitui comportamento antiético e é inaceitável. O autor responsável pela submissão deve garantir que há aceitação completa de todos os coautores sobre a versão final do artigo e de sua submissão para publicação.

Dos Editores: editores devem avaliar manuscritos exclusivamente a partir de seu mérito acadêmico. Um editor não deve utilizar de informações não publicadas em sua própria pesquisa sem o consentimento expresso do autor. Editores devem tomar medidas razoáveis e responsivas no caso de reclamações em relação a um manuscrito submetido ou um artigo publicado.

Dos Pareceristas: cada manuscrito recebido para avaliação deve ser tratado como documento confidencial. Informação privilegiada ou ideias obtidas por meio de peer review devem ser mantidas confidenciais e não podem ser utilizadas de forma a obter vantagem pessoal. Avaliações devem ser conduzidas de forma objetiva, e observações devem ser formuladas claramente com argumentos que às sustentem, de forma que os autores possam utiliza-las para aprimorar seus artigos. Se um revisor selecionado se sentir não qualificado para realizar a avaliação ou souber que não poderá realiza-la deve comunicar prontamente ao editor. Avaliadores não devem aceitar analisar manuscritos com os quais eles possuam qualquer conflito de interesses resultado de relações competitivas, colaborativas, ou relações de outro caráter.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.

 

Ficha técnica:

Revista UNI

ISSN 2965-0453

Editor: Denisson Gonçalves Chaves.

Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA)

Imperatriz – MA

Endereço: http://unisulma.edu.br/

Contato: [email protected]