Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Diretrizes gerais

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A Revista UNI aceita textos para áreas das Ciências da Vida e Tecnologia e Ciências Sociais e Humanas na modalidade de artigos, resenhas e traduções, conforme normas específicas de estrutura e formatação.
  2. O manuscrito submetido à Revista UNI não pode ter sido publicado em outro lugar nem estar sob consideração por outra revista.
  3. Caso o trabalho submetido tenha origem em texto monográfico (por exemplo, tese ou dissertação), essa origem será obrigatoriamente informada, expressamente, na submissão. Trabalhos contendo partes idênticas (“copiadas” e “coladas”) ao texto monográfico original não serão aceitos.
  4. A submissão deve respeitar, em relação aos autores/coautores, a condição de único artigo/resenha em processo editorial.
  5. A disponibilização temática de avaliadores/revisores, a distribuição temática ao longo das edições, circunstâncias contextuais específicas e aspectos quantitativos de artigos submetidos e ainda não editados, são fatores que podem levar à rejeição e consequente arquivamento do artigo, a critério exclusivo da equipe editorial.
  6. Com a aprovação do texto, os(as) autores(as) autorizam expressamente a equipe da Revista UNI a revisar e editar livremente todo o manuscrito (inclusive o título, o resumo e as palavras-chave, bem como suas versões em inglês), visando adequá-lo aos padrões da Revista, a critério do editor. A autorização de revisão não inclui alterações fundamentais ou conceituais, as quais, se necessárias, serão discutidas com o autor previamente à publicação.
  7. Deverá ser informado, na submissão e em relação a cada um dos autores (havendo mais de um), a instituição principal de afiliação, bem como e-mail pessoal individual válido e resumo da biografia, incluindo a maior titulação e link do currículo Lattes (Lattes iD) (para autores estrangeiros sem Lattes iD, informar link de currículo acadêmico equivalente).
  8. O arquivo deverá ser submetido em formato Microsoft Word.
  9. URLs para as referências devem ser informadas quando possível.
  10. Para assegurar a avaliação cega pelos pares, o texto não deve trazer a identificação do autor.
  11. Todo material deve passar por prévia revisão textual antes de ser apresentado à revista.
  12. As pesquisas que envolvem seres humanos devem apresentar a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, bem como o processo de obtenção do consentimento livre e esclarecido dos participantes, observando-se a Resolução 466/12 - Pesquisas na área da Saúde; Resolução 510/16 - Pesquisas nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
  13. Em caso de artigo de autoria coletiva, o texto deverá ser submetido pelo primeiro autor (ou autor de contato). Em caso de aprovação, todos os autores deverão mostrar sua conformidade com o manuscrito a ser publicado.

 

Condições para submeter ao Eixo Ciências da Vida e Tecnologia

Fazem parte do Eixo temático Ciências da Vida e Tecnologia os trabalhos na área de Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Educação Física.

  • Artigos/resenhas referentes ao eixo temático de Ciências da Vida e Tecnologia devem ter no máximo 06 (seis) autores.
  • Podem submeter trabalhos estudantes e graduados nas áreas de Ciências da Vida e Tecnologia.

 

Condições para submeter ao Eixo Ciências Sociais e Humanas

Fazem parte do Eixo temático Ciências Sociais e Humanas os trabalhos na área de Direito, Administração, Serviço Social e Psicologia.

  • Artigos/resenhas devem ter no máximo três autores, e, pelo menos, um dos autores deve possuir título de especialista. Cada autor/coautor poderá ter um único artigo/resenha em processo editorial.
  • Os graduandos podem submeter artigos à revista, desde que, em coautoria com orientador com titulação mínima de especialista.

 

Normalização dos manuscritos

  • Artigos (15 a 25 páginas): textos de pesquisas concluídas, síntese de pesquisa.
  • Relatos de experiência (até 15 páginas): comunicações breves de relatos de experiências acadêmicas ou profissionais, com evidências metodologicamente adequadas.
  • Resenhas (até 10 páginas): revisão crítica de obra publicada recentemente, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais.
  • Entrevistas (até 25 páginas): colóquio entre pessoas em local combinado, para obtenção de esclarecimentos, avaliações, opiniões etc. Deve constituir uma apresentação do entrevistado de até 700 palavras.
  • Os manuscritos devem ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.
  • Tamanho da página A4; margens: 3 cm superior e esquerda; 2 cm inferior e direita.
  • Citação direta acima de três linhas, recuo de 4 cm; Citação direta abaixo de três linhas, obrigatório uso de aspas e indicação da fonte.

 

Idioma

Os originais deverão ser redigidos em português e a critério dos Editores, também poderão ser aceitos em português ou espanhol.

 Folhas de Rosto

As Folhas de Rosto não devem ser personalizadas e devem conter os seguintes elementos, nesta ordem:

  1. O Título deve ser conciso e explicativo, representando o conteúdo do trabalho, não excedendo a 10 palavras. O Título em inglês deverá ser a versão exata do título em português.
  2. Resumo, Palavras-Chave - O Resumo de trabalhos a serem submetidos para as seções 1 e 2 deve ter no máximo 500 palavras. O Resumo deve ser seguido de 3 a 5 Palavras-Chave para fins de indexação do trabalho, que deverão ser separadas por um ponto entre elas. No caso de artigos, o Resumo deve incluir: descrição sumária do problema investigado, características pertinentes da amostra, método utilizado para a coleta de dados, resultados e conclusões, suas implicações ou aplicações. O Resumo de um artigo de revisão, de atualização e de relatos de experiência deve incluir: assunto tratado em uma única frase, seguida do objetivo, tese ou construto sob análise, fontes usadas e conclusões.
  3. Resumos em Inglês - Os resumos, em inglês, devem ser a versão exata do texto do resumo e devem obedecer às mesmas especificações para a versão em português, seguidos da tradução exata das Palavras-Chave.

 

Texto do artigo

  1. Subdivisões do Texto – Em todas as categorias, o texto deve ser estruturado a partir de títulos e subtítulos das partes, alinhados à esquerda, sem numeração. Os títulos deverão ser digitados em negrito.
  2. Notas de rodapé – Não utilizar Notas de Rodapé Bibliográficas. Deverão ser ordenadas por algarismos arábicos que deverão ser sobrescritos no final do texto ao qual se refere cada nota.
  3. Figuras – As Figuras, com suas respectivas legendas, deverão estar inseridas no texto. As Figuras deverão estar, preferencialmente, no formato JPG, PNG ou outro formato compacto. Para assegurar qualidade de publicação, todas as figuras deverão ser gravadas com qualidade para exibição na web e uma boa qualidade para impressão.
  4. Tabelas – As Tabelas, incluindo título e notas, deverão estar inseridas no texto com as devidas legendas. As Tabelas deverão estar em Word ou Excel. Cada tabela não poderá exceder 17 cm de largura x 22 cm de comprimento. O comprimento da tabela não deve exceder 55 linhas, incluindo título e rodapé(s).
  5. Anexos – Serão aceitos Anexos aos trabalhos quando contiverem informação original importante ou algum destacamento que complemente, ilustre e auxilie a compreensão do trabalho. Recomenda-se utilizar recursos hipermídia para elaboração dos Anexos.

 

Normas da ABNT

A Revista UNI conta com um grupo de revisores de normas bibliográficas e adota as seguintes Normas ABNT, que deverão ser observadas pelos autores, na redação e formatação de seus originais:

  • NBR 6022:2018 (Artigo);
  • NBR 6023:2018 (Referências);
  • NBR 6028:2003 (Resumos);
  • NBR 10520:2002 (Citações)

Artigos - Ciências Sociais e Humanas

Política padrão de seção

Resenhas

Resenha

Objeto: revisão crítica de obra publicada recentemente, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais.

Diretrizes:

a) Máximo de 10 páginas;

b) Citações e referências de acordo com as diretrizes para autores;

c) Uso de notas de rodapé apenas em caso explicativo.

Relatos de Experiência

Relatos de Experiência

Objeto: comunicações breves de relatos de experiências acadêmicas ou profissionais, com evidências metodologicamente adequadas.

Diretrizes:

a) Máximo de 15 páginas;

b) Seguir as diretrizes para autores.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.