Edições anteriores

  • Edição Especial: III Café com Pesquisa
    2021

    O Café com Pesquisa é um evento promovido pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão-IESMA/Unisulma, visando a disseminação de conhecimento e consolidação da pesquisa científica na região Sul do Maranhão.

    Em sua terceira edição, o evento científico retorna com um viés interdisciplinar, que tem sido a “personalidade” institucional da Unisulma. Torna-se, assim, não apenas um momento de interlocução acadêmica dentro da instituição proponente, mas um momento de diálogo entre instituições de ensino superior na região tocantina.

    Os respectivos Anais não apenas contam com trabalhos das principais universidades e faculdades da região, mas com uma amplitude temática cada vez mais extensa, com publicações que vão desde as ciências sociais e humanas até as ciências da vida e saúde. Participação de discentes e docentes, de todos os níveis de ensino, graduandos, graduados, especialistas, mestres e doutores.

  • Edição Especial: 14ª Jornada Jurídica da Unisulma
    2022

    A 14º Jornada Jurídica da Unisulma: "Direitos Sociais Fundamentais e direito das pessoas em situação de vulnerabilidade" é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por estudantes de graduação do curso de Direito que demonstram interesse pela pesquisa científica. Em geral, os estudantes que se dedicaram a esta atividade possuem pouca ou nenhuma experiência em trabalhos ligados à pesquisa, representando assim, uma oportunidade para os acadêmicos ingressarem na pesquisa científica.
    A iniciação científica é uma atividade de vital importância para os alunos de graduação, incentivando à formação de novos pesquisadores que, através de projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, base científica e orientação adequada, desenvolvam seus conhecimentos, vivências e experiências.
    A 14º Jornada Jurídica da Unisulma: "Direitos Sociais Fundamentais e direito das pessoas em situação de vulnerabilidade" foi realizada pelo IESMA / UNISULMA nos dias 16 e 17 de Novembro de 2022 com a finalidade de divulgar trabalhos de pesquisa, proporcionando troca de informações e experiências em ambiente propício a esta atividade. Buscou também incentivar e estimular o desenvolvimento da vocação para os campos da ciência e tecnologia em alunos de graduação, qualificar o corpo discente da graduação para o ingresso em programas de pós-graduação, aprimorar o processo de formação de profissionais da área jurídica para atuação nos diversos setores da sociedade e, ainda estimular professores e pesquisadores a engajar estudantes de graduação no processo de investigação científica.