ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA, MICROBIOLÓGICA E ACEITABILIDADE SENSORIAL DO CEVICHE DE TUCUNARÉ

Autores

Palavras-chave:

Ceviche, Tucunaré, Produto marinado

Resumo

O consumo de alimentos semipreparados vem crescendo de maneira significativa. O “ceviche” é um alimento alternativo rico em nutrientes, que consiste em peixe cru marinado com suco de limão. Desta forma, se objetivou elaborar um ceviche com um peixe regional, o tucunaré, e avaliar as características físico-químicas e microbiológicas, assim como sua aceitabilidade. O peixe foi obtido através de criatório, preparado nos laboratórios da instituição UNISULMA/IESMA, tal como as análises microbiológicas de tubos múltiplos (NMP) e as físico-químicas de umidade, PH e cinzas de acordo com o Instituto Adolfo Lutz - IAL. Posteriormente foi realizado a análise sensorial de aceitabilidade do produto, com 55 provadores não treinados. Os resultados foram satisfatórios, das 3 determinações físico-química, apenas a umidade estava fora dos padrões da legislação vigente, já os resultados microbiológicos, se enquadram dentro dos parâmetros da legislação. A análise sensorial de escala hedônica 5 pontos (165/IV), teve cerca de 78% de aprovação de impressão global.

Biografia do Autor

Elen Thaliny Lima de Souza, UNINI - Universidade Internacional Iberoamericana

Bacharel em Nutrição pela Instituição de Ensino Superior do Sul do Maranhão. Mestranda em Saúde Pública pela Universidade Internacional Ibero-americana - UNINI México. E-mail: [email protected]

Kamila Eugênia de Araújo Silva, IESMA/UNISULMA

Bacharel em Nutrição pela Instituição de Ensino Superior do Sul do Maranhão (IESMA/UNISULMA). Técnica em Tecnologia dos Alimentos.

Zilmar Timótio Soares, UEMASUL

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão (1996), Especialização em Metodologia do Ensino e Pesquisa em Biologia pelo Centro Universitário de Ciências e Letras de Araras São Paulo (1997), MBA em Gestão e Tecnologia pela FGV (1997), Mestrado em Educação (Formação o Educador) pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2005), Doutorado em Educação ? Wisconsin International University, Wisconsin-USA (2008). Pós Doutorado em Ciências da Religião (Cristianismo Sustentável) e Pós Doutorando em Psicanálises Clinica. Atualmente é ativo ? Secretaria de Estado de Educação do Maranhão e professor Adjunto III da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. . Membro do Conselho Editorial da Revista Focos - UEMA. Membro do Comitê Avaliador de Projeto do CCENT/UEMASUL, Membro do NDE de Biologia CCENT/UEMASUL. Diretor do Curso de Ciências Biologica da UEMASUL. Pesquisador Associado - Bionorte - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Universidade Federal do Maranhão, Pós-Graduação. Avaliador do INEP/ MEC e membro da Sociedade de Botânica do Brasil. Tem experiências na área de Meio Ambiente, com ênfase em Conservação Ambiental e Educação Ambiental, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisas: Educação, e Educação eAmbiental. Coordenador da Expo Ciências do Sudoeste Maranhense. Membro do JOURNAL OF ADVANCES IN AGRICULTURE, como autor e avaliador e Membro executivo da ?Empowering people. Award 2015, USA

Referências

ANVISA, Resolução n.12, de 02 de janeiro de 2001. Aprova padrões microbiológicos para alimentos. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2001/res0012_02_01_2001.html Acesso em: 27 mai. 2021.

EMBRAPA. Pesca e Aquicultura. Empresa Brasileira de Pesquisa agropecuária, 2014.

FERREIRE, Milena Wolff et al. Pescados Processados: maior vida de prateleira e maior valor agregado. 2002. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Vanessa-Silva-8/publication/242248094_PESCADOS_PROCESSADOS_MAIOR_VIDA_DE_PRATELEIRA_E_MAIOR_VALOR_AGREGADO/links/5661989d08ae418a7866d20f/PESCADOS-PROCESSADOS-MAIOR-VIDA-DE-PRATELEIRA-E-MAIOR-VALOR-AGREGADO.pdf . Acesso em: 27 mai. 2021.

FONTENELE, O. Um caráter sexual secundário extragenital nos tucunarés (Actnopterygii, Cichlidae). Revista Brasileira de Biologia, v.8, p.185-188, 1948.

INTITUTO ADOLFO LUTZ. Normas analíticas: métodos químicos e físicos para analises de alimentos. Ed 3. vol 1, são Paulo, 1985.

NUNES, Alberto. Ensaios com Beijupirá: Rachycentron canadum. Fortaleza, Ceará, Brasil: Universidade Federal do Ceará. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/8655/1/2014_liv_ajpnunes.pdf . Acesso em: 27 mai. 2021.

OLIVO, Rubison. O mundo do Frango: Cadeia produtiva da carne de frango. Ed. Do autor. Santa Catarina. Criciúma, 2006.

OGAWA, M. O pescado como alimento. In: OGAWA, M.; NUNES, E. L. Manual de pesca: ciência e tecnologia. São Paulo: Livraria Varela, 1999a. v 1. p.3-5.

PHILIPPI, Sonia Tucunduva. Nutrição e Técnica dietética. Ed 2. Barueri, São Paulo: Manole, 2006.

SANTOS, Rose Maya et al. Avaliação dos Parâmetros Físico-Químicos e Sensoriais de Ceviche de Tilápia em Função do Tempo de Estocagem Refrigerada. Scientia Plena. n 7:(1), 2011. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/268/80 . Acesso em: 27 mai. 2021.

SCHLINDWEIN, Madalena Maria; KASSOUF, Ana Lúcia. Mudanças no padrão de consumo de alimentos poupadores de tempo e de alimentos poupadores de tempo, por região do Brasil. Vol 2. Brasilia: Ipea. 424-462p, 2007.

UNICAMP. Tabela Brasileira de composição de alimentos/ NEPA-UNICAMP – T113 Versão II. ed 2. Campinas, São Paulo: NEP-UNICAMP, 2016.

Downloads

Publicado

11-08-2022

Como Citar

Lima de Souza, E. T., Eugênia de Araújo Silva, K., & Timótio Soares, Z. (2022). ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA, MICROBIOLÓGICA E ACEITABILIDADE SENSORIAL DO CEVICHE DE TUCUNARÉ. Revista UNI, 1(1), 20–32. Recuperado de https://revista.unisulma.edu.br/index.php/unisulma/article/view/9

Edição

Seção

Artigos - Ciências da Vida e Tecnologias